Daniel Makowiesky
Eu agruparia sob este termo qualquer coisa que não esteja estritamente relacionada à tecnologia, mas sim em questões de como lidar com pessoas.
Soft skills são essenciais para qualquer pessoa, mas em particular para as pessoas que trabalham em equipes, algo que você fará em 99% dos trabalhos.
Todo mundo tem sua própria versão de quais são as melhores habilidades interpessoais para se ter.
Eu mencionaria aqueles:
Linguagem corporal
Tente praticar o mais confortável possível com entrevistas.
Isso, é claro, fica mais fácil quanto mais entrevistas você fizer.
A linguagem corporal é uma arte, e quando estamos nervosos, mostramos claramente sem sequer dizer uma palavra.
Empatia
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e entender seus sentimentos, por que eles podem se comportar de alguma forma.
Eu listo isso primeiro, porque a falta de empatia pode ser a fonte de muitos problemas.
Entenda o ponto de vista da outra pessoa, ouça ativamente e seja legal.
Estar aberto a novas tecnologias
Durante a entrevista, você pode ser perguntado se está disposto a aprender framework X, ou linguagem Y.
Como desenvolvedor, é essencial desenvolver o desejo de aprender tudo o que puder.
Você aprenderá coisas novas para sempre.
Você não é o seu código
Seu código sempre será criticado. Não importa o quão bom seja, ou quão ruim seja, você não é o seu código. Seu código não é um testemunho de sua capacidade. É apenas o produto do seu trabalho em um momento específico, sob restrições específicas.
Se em um code review seu código for criticado, tente olhar o mesmo pela ótica do dev que está analisando seu código. Mas também sinta-se muito a vontade para sempre expor seu ponto de vista a respeito do trecho comentado.
Esteja aberto para mudar de ideia
É fácil estar ligado a uma stack que você passou tanto tempo aprendendo e acha que é a melhor ferramenta já construída.
Mas em um ambiente de equipe, muitas vezes sua tecnologia, estrutura ou linguagem preferida poderia ser trocada por outra ferramenta melhor.
Sempre seja proativo quando se trata de mudanças e não fique muito apegado a nada.
Lembre-se que, tecnologia é apenas um meio. No fim do dia o que importa é o cliente clicar em um botão e a ação ser disparada. Se foi feito em react, svelte ou vue, tanto faz para o cliente.