Daniel Makowiesky
Uma das melhores maneiras de se aprender a programar hoje é por meio de tutoriais e bootcamps que existem aos milhares disponíveis hoje na internet. Um questionamento que sempre me fiz é se existe alguma fórmula para reter o máximo possível de conhecimento enquanto estou estudando por um vídeo.
Após anos comprando cursos, estudando e sempre tentando obter o máximo possível daquele material, construí um passo a passo que vem se mostrando muito eficaz.
Esse passo a passo ou técnica, como preferir, pode se tornar um pouco maçante no início, porém é como obtenho os melhores resultados. Lembre-se que não existem atalhos para se aprender a programar. Imagine que aprender uma tecnologia nova ou aprender a programar do zero é como estar treinando para uma maratona de 42km. Você não corre com maestria uma maratona treinando apenas por atalhos. Ou seja, se não levar a sério o estudo você sempre será no máximo um digitador de código e não um desenvolvedor de verdade.
O framework consiste em assistir duas ou três vezes a uma aula obedecendo ao script que apresento abaixo.
* Na primeira vez que assisto a uma aula eu somente assisto. Apenas observo como tudo é feito e na maneira que o instrutor constroi o raciocinio para chegar a solução.
* Na segunda vez que assisto eu faço minhas anotações sobre os pontos que considero importantes. Anoto os comandos e as dicas que o tutor explica.
* Depois de assistir a duas vezes e anotar todos os pontos que julgo importantes, é hora de por a mão na massa e executar o que foi ensinado. Faço isso sem rever o vídeo apenas olhando minhas anotações.
* Se ficarem dúvidas assisto pela terceira vez e vou acompanhando junto as minhas anotações. Caso deixei algo passar batido, tomo nota novamente e repito passo anterior.
Depois de assistir duas (ou três) vezes uma aula, se você ainda tiver alguma dúvida é hora de perguntar ao professor, pois aí sim é uma verdadeira dúvida e não distração ou falta de atenção em algum ponto. Colocando em prática esse framework, caso ainda existam dúvidas aí é a hora correta de mandar uma mensagem para o tutor do curso, pois, aí será uma dúvida genuína, inclusive ajudará na forma como você irá elaborar a pergunta.