Daniel Makowiesky
1. Não estude apenas programação
Estude outras coisas como esportes, matemática, um instrumento ou algo que lhe interesse. Meu ponto é que sua mente é muscular, e é melhor que você faça vários exercícios que fortaleçam seu cérebro.
2. Aprofunde os fundamentos
Eles são o que importa. Não procure a saída mais fácil. O processo deve ser lento, de fato. Se você não é bom em comunicação e expressão, matemática, não é curioso e não entende o método científico, resolva esse problema primeiro. Pular para os frameworks sem antes ter um domínio da linguagem de programação, não é uma boa opção.
3. Projetos Open Source
Participe de um projeto open source e implemente melhorias ou correções com frequência. Comece um por mês, depois uma vez por semana. Isso o ajudará a ganhar experiência e também a aprender com outros programadores. Existem projetos com issues abertas para todos os níveis. 4. Planeje antes de codificar.
Compreenda totalmente o problema que você precisa resolver. Pegue os requisitos corretos. Quando você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Se você não souber fazer perguntas, não obterá boas respostas.
5. Ensine tudo o que você aprende
Não guarde tudo o que você sabe para si mesmo. Você não é o dono do conhecimento. Tudo o que você aprendeu é repassado, seja ensino, dicas de redação, blogs, etc. Conhecimento não garante dinheiro no bolso, mas atitude sim.